Notícia

Aldeias do Parque Indígena do Xingu recebem Sistema de Ensino

Cerca de 200 alunos do Parque Indígena do Xingu, no norte do Estado do Mato Grosso, passarão a utilizar o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. Na semana passada, educadores da editora realizaram cursos de formação e entrega de materiais didáticos a professores das aldeias Maraká e Sobradinho. Além destas, mais três aldeias serão beneficiadas pela parceria: Guarujá, Morená e Waura.

Durante a visita, a equipe do Aprende Brasil também fez um diagnóstico sobre o processo de aprendizagem na região. “O foco estratégico de nossa parceria, neste atendimento específico às comunidades do Xingu, é pautado pelo respeito à cultura indígena”, comenta José Carlos Walker, coordenador pedagógico da Editora Positivo.

Composto pelo Material Didático Integrado e pelas ferramentas do Portal Aprende Brasil, o Sistema de Ensino Aprende Brasil também oferecerá aos professores (todos habitantes locais) orientações continuadas para o uso da metodologia. O projeto, realizado em parceria com a prefeitura de Feliz Natal (MT), envolve todos os níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“A chegada do Aprende Brasil será uma grande soma à prática pedagógica dos professores das aldeias do Xingu. Estimulando a aprendizagem além da vivência atual, a implementação do sistema poderá contribuir para que os alunos tenham melhor entendimento dos conteúdos abordados”, afirma Mirian Lopes Ramos, da Secretaria de Educação de Feliz Natal.

 Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é referência em todo o País, presente em mais de 200 municípios e 2.800 escolas públicas, aliando orientações pedagógicas, monitoramento da qualidade do ensino, materiais didáticos integrados e ferramentas multimídias do Portal Aprende Brasil.

Personalizado para cada município, o Portal Aprende Brasil permite que Secretaria de Educação e escolas interajam usando a internet em ambientes de aprendizagem. Entre as ferramentas oferecidas pelo portal, estão atividades interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, dentre vários outros conteúdos. Veja as imagens em alta resolução nos links: