Notícia

Ciência: faça experimentos incríveis sem sair de casa!

Atenção! Dentro de casa, você está cercado de ciência por todos os lados! Os cômodos podem conter arte, química, física, biologia… Não acredita?

teatro das sombrasPois, então, cancele os compromissos e aceite um convite para produzir experimentos incríveis sem arredar pé do seu doce lar. Na sala: cinema de sombras Vamos começar pela sala, onde podemos encontrar objetos interessantes que, além de deixarem o ambiente mais bonito, podem render um experimento e tanto. Atrás das cortinas, por exemplo, você pode fazer um tremendo espetáculo com a ajuda de uma luminária.

Primeiro, arraste o sofá para que ele fique bem próximo da cortina, mas deixe um espaço para você poder entrar e ficar atrás dela. Ligue o abajur também atrás da cortina, perto de suas mãos, apague as luzes e chame seus colegas para assistir ao espetáculo. Faça algumas formas com as mãos e peça para eles adivinharem os desenhos que vão se formando ou, então, crie uma história com as sombras. Ah! Não se esqueça de oferecer à platéia uma pipoca para dar aquele clima de cinema. Agora, responda sem pestanejar: você sabe por que se formam as sombras?   Como a cortina é feita de tecido ‐ um material translúcido, que se deixa atravessar pela luz, mas que não é transparente ‐ a luz que bate atrás dela a ilumina. Quando colocamos algum objeto opaco atrás da cortina, como a nossa mão, ele impede que a luz ilumine o tecido naquela área. Por esse motivo, veremos a sombra: uma parte escura na cortina que está iluminada. Porém, apenas o perfil do objeto aparece por meio da sombra, não a sua forma real. Assim, você pode criar figuras com suas mãos que podem parecer bichos ou objetos. Quer uma dica para que seu cinema pareça ainda mais verdadeiro? Brinque com os tamanhos das sombras, aproximando ou afastando suas mãos da lâmpada. Mas tome cuidado para não se queimar e nem tomar um choque! Agora, divirta-se e encante sua platéia! Fonte: Ciência Hoje Autora: Cathia Abreu