Meninos têm mais facilidade em aprender matemática: mito ou verdade?

Para muita gente, as aulas de matemática são extremamente temidas, enquanto para outros a disciplina é super interessantes. Veja o que é mito e o que verdade na matemática.

Matematica

Alguns acham que nasceram para ela e outros dizem que jamais conseguirão entender como os números se misturam e se transformam. Tanto um grupo quanto o outro criam máximas a respeito da matemática. Mas será que elas são todas verdadeiras? Para alguns professores a maioria das frases relacionadas à matéria são, na verdade, mito.

É bem verdade que o desempenho dos alunos brasileiros na disciplina é ruim — assim como em português e ciências. Para ter uma ideia, num programa de avaliação internacional (Pisa), a média brasileira de matemática é 391 enquanto os países desenvolvidos tiraram nota 494.

teenage-girl-math-edMeninos, por exemplo, não aprendem mais que as meninas. “Eu não concordo. Acho que ainda é uma posição machista, que persegue a gente. As meninas são brilhantes e aprendem tanto quanto os meninos”, diz Marcos Paiva, coordenador de matemática da Escola Mopi, localizada no Rio de Janeiro.

Marcos Paiva garante também que não existe quem não consiga aprender matemática. Pode até não rolar aquela sintonia entre o aluno e a disciplina, mas um bom professor e um método adequado podem fazer a diferença entre um aluno que aprende ou não a fazer as contas. “Todas as pessoas conseguem aprender matemática, cada uma a seu tempo”, afirma Celso Marquetti, professor de matemática do Colégio Internacional Anhembi, que fica na zona sul de São Paulo.

Outro mito, dizem os professores, é pensar que dá para fazer qualquer conta na calculadora, ou então, solucionar qualquer problema apenas com a regra de três. “A calculadora é um instrumento de grande ajuda quando o tempo é restrito e se necessita de uma resposta de prontidão, mas de nada vale se não compreender o porquê da realização da operação. É como possuir um automóvel superpotente e maravilhoso, sem ter a CNH”, afirma Juliana Lopes Resende, professora de matemática do Colégio Petrópolis- Aquarela, de São Bernardo.

“A regra de três é mais um recurso da matemática, e é válida somente para situações específicas, por isso é uma regra e não um teorema. Você já pensou em resolver uma equação usando regra de três?”, diz Marquetti.

2250647091315392Os professores dizem que um dos maiores mitos é pensar que matemática é mais difícil que as disciplinas de humanas. Para eles, o que faz a diferença é a sua habilidade para a matéria e quanto você se dedica a ela.

Além disso, a matemática pode fazer a diferença para quem vai prestar vestibular para um curso de humanas. “O vestibular é uma prova que requer conhecimentos gerais, ou seja, de todas as disciplinas. Independe da área a que pretende se dedicar. Em universidades renomadíssimas no Brasil, para o ingresso no curso de direito, por exemplo, a prova específica de segunda fase exige a disciplina matemática; assim como, para qualquer curso, a avaliação da língua portuguesa é indispensável”, diz a professora do Petrópolis- Aquarela.

Quem quer aprender mesmo deve investir na resolução de exercícios. “Ainda não inventaram uma forma melhor forma para aprender matemática do que fazendo exercícios. É igual futebol, ninguém aprende vendo imagens de grandes craques, tem que treinar”, diz Paiva.

Por isso, esqueça a ideia de decorar fórmulas –isso sim, um grande mito, dizem os professores. “A maioria das fórmulas é mais fácil entender do que decorar”, afirma o professor da escola Mopi. Para ele, o que faz mesmo a diferença é a dedicação do aluno e uma boa didática de ensino, que aproxima o estudante do que é aprendido em sala de aula. “O ensino da matemática mudou bastante. Hoje as aulas são mais contextualizadas, a gente tenta relacionar com o que aparece no dia a dia”, afirma.

Autora: Marcelle Souza
Fonte: Portal UOL