Projeto “Caravana literária” leva incentivo à leitura em 14 cidades

O projeto “Caravana Literária” da Editora Positivo traz um ônibus composto por cenários e belas surpresas sobre a literatura – São feitas visitas à escolas com o objetivo de promover o acesso ao livro, desenvolver o gosto pela leitura e estimular a formação do jovem leitor. O primeiro encontro aconteceu em Vitória da Conquista, no último dia 03. Até o final deste mês, 13 cidades de Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão recebem o ônibus que agrega biblioteca e teatro itinerantes. Ao todo, 19 escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino serão beneficiadas pela iniciativa.

A ação foi desenvolvida para o Educação Infantil e Ensino Fundamental I e se realiza através de 2 encenações teatrais de livros do Projeto Zepelim, com histórias em diversos formatos para cada etapa da formação do leitor. Os textos têm complexidade crescente, com desafios graduais que estimulam a força imaginativa, a criação verbal e a inovação. “Acreditamos que magia, conhecimento e imaginação não têm fronteiras, por isso, por isso, criamos uma caravana repleta de literatura de qualidade, divertida e criativa, que levaremos até as escolas parceiras”, diz Cléia Farinhas, gerente Pedagógica do Sistema Positivo de Ensino. O Zepelim reúne diferentes coleções, com um cardápio bastante variado de leitura: poesia, livros de imagens, peças, e narrativas. “Com a caravana mostramos que se pode brincar muito com e através dos livros, revelando a diversão e o prazer que eles podem proporcionar”, completa Cléia.

20120628_dderevecki_caravanaliteraria_085

Após as apresentações artísticas, os alunos são convidados a conhecer o interior do ônibus, repleto de recursos visuais para estimular a imaginação. O Cantinho do Saber é mais um ambiente, montado do lado de fora, com exposição de livros à venda.

Antecipadamente à visita do ônibus, as escolas recebem exemplares das obras que serão encenadas, para que possa ser feita uma leitura prévia e os alunos conheçam melhor as histórias até o dia da apresentação.

caravanaliteraria01

RESENHA DA OBRA “Meus olhos são teus olhos”, de Flávia Savary é um exemplo de livro que será explorado pelo “Caravana Literária”. A obra integra o Projeto Zepelim, e faz parte da coleção “De cena em cena”, composta por peças teatrais para as crianças lerem e encenarem.

A Menina não quer ver nada. Nem montanha, nem sonho, nem fada. Por que será? Beto quer ser o maior cantor de rock do mundo, transformar-se em elefante, orangotango e mamolongo. O que acontece quando esses dois personagens se encontram? Nesta peça, Flávia Savary transporta o leitor para um mundo cheio de fantasia e imaginação, levando-o a perceber que olhar para fora de si e também para dentro exige, às vezes, uma boa dose de coragem e outra de esforço. Com belíssimas ilustrações de Alexandre Rampazo, a obra propõe a descoberta de diferentes formas de olhar.

Com “Meus olhos são teus olhos”, professores podem motivar as crianças a reunir um grupo e criar seu próprio palco. Ao longo do texto há inserções que orientam como deve ser construída cada cena, com orientações sobre iluminação, posição dos personagens, expressões e gestos que devem ser executados. “Teatro pode não ter efeito especial, animação, essas manhas que o cinema oferece. Em compensação, de que mágicas é capaz uma representação ao vivo!”, comenta a autora.